ANO

TRABALHO


CATEGORIA

2022

Direção Criativa
Ideação

Jogos

um jogo de terror psicológico baseado em lovecraft

Jogo vencedor do 2º lugar da segunda GameJam ESPM, que tinha como proposta criar um jogo a partir da palavra "Zero Absoluto". Contando com 3 jurados, dentre eles: Maitê Lorente da Ubisoft, Angelo Marin da Grow Games e Thainah Lourenço da On E-Stadium.

Neste evento os participantes deveriam idealizar o jogo em um final de semana, sem a necessidade de programa-lo. Desta forma, para ilustrar as cenas do jogo, utilizamos o software de criação de imagens "Midjourney".

sinopse

Nos desertos da Antártida, durante suas pesquisas, um grupo de cientistas se deparam com uma anomalia, uma aglomeração de gelo maior do que o esperado. Ao investigar encontram uma montanha que não deveria existir e a fim de compreender o impossível adentram caminhos cavernosos que revelam fatos e acontecimentos que jaziam para nunca serem descritos.

personagem

O jogador controla Ellen Phillip, uma chefe de pesquisa, líder de uma equipe que busca estudar as consequências das mudanças climáticas nos polos. Esta equipe, formada por cinco integrantes totais, acompanharão o jogador ao investigar a suposta anomalia com o aspecto de uma formação montanhosa.

A protagonista, amável, confiante e inspiradora é desafiada a manter seus ideais e sua sanidade em meio a situações perturbadoras e incompreensíveis despertas por um ser antigo.

ambiente

Âmago se passa inteiramente dentro de uma montanha, ambiente esse extremamente mutável e dependente do nível de sanidade da personagem no momento.

O local confunde o jogador, trazendo diferentes áreas até mesmo para lugares já visitados, variando de instalações modernas pertencentes a expedições anteriores até construções de uma civilização a tempos extinta, dentre outros.

insanidade

O principal desafio do jogo será um medidor não visível de sanidade, perceptível através de falas, comportamentos e mudanças na gameplay.

Este medidor descerá à medida em que a personagem interage com eventos irreais e poderá ser restaurado ao encontrar áreas no ambiente ou itens com a capacidade de aquecê-la, como fogo e vestimentas, ou acalma-la.

Outra maneira de recuperar a sua sanidade seria realizando interações sociais com outras pessoas, o que pode ser uma faca de 2 gumes, pois dependendo do caminho que a conversa seguir e as respostas que receber sua sanidade pode tanto melhorar como piorar.

a criatura

O vilão é um ser que a mente humana não consegue interpretar, transcendendo qualquer conceito de forma, podendo alterá-la ao seu bel prazer, causando confusão nos personagens, ao não saberem se ele está entre eles, e diminuindo suas sanidades.

Possuindo também poderes psíquicos, a criatura pode entrar na mente de Ellen e manipular seus pensamentos, com suas influências se tornando mais ou menos perceptíveis dependendo de seu nível de sanidade, fazendo o jogador duvidar até mesmo dos próprios diálogos da personagem.

Durante o jogo descobrimos que os habitantes de civilizações antigas chamavam este ser de Yahweh (o nome verdadeiro de Deus em sua língua), mas os poucos cientistas que o presenciavam e conseguiam manter sua sanidade o chamavam de Shoggoth (aquele que vem das profundezas).

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